Prémios entregue aos Campeões

    O Campeonato Nacional de Trial 4x4 está mais competitivo, mais espetacular e mais profissional de ano para ano. A gala de entrega de prémios que encerra a época e coroa os campeões nacionais não é diferente. Em 2014, no Salão Nobre da emblemática Alfândega do Porto, a Gala do Campeonato Nacional de Trial 4x4 foi uma tarde de magia e festa em que os grandes vencedores foram homenageados, mas não só. As atuações de um dueto de Violoncelo pelos alunos do Conservatório de música de Paredes e do par de dança de salão Tomás Pedro & Ana Parente encantaram os presentes e abrilhantaram a tarde. 

    Na gala foram atribuídos os prémios às melhores equipas das classes Absoluto (TáBô Team 4x4), XL (Euro4x4parts/Ladricolor), Super Proto (Stand Candeias), Classe 1 (Canelas Pneus) e Troféu Suzuki (J2 Gym Offroad Team). Foram também distinguidos os três navegadores e os três pilotos mais pontuados que tenham realizado, pelo menos, 4 provas ao longo da época. A todas estas distinções acrescem os prémios especiais que pretendem homenagear personalidades, pilotos, navegadores ou equipas que, através da sua atuação, tenham contribuído de forma significativa para a dignificação do trial 4x4 ou que, pela elevada dedicação demonstrada em relação à modalidade, se tenham tornado merecedoras de tal reconhecimento. Assim, em 2014 o Prémio Carreira foi entregue  a  Domingos Parente, o Prémio Prestígio a Rui Querido, o Prémio Dedicação a Pedro Costa e o Prémio Fair Play à equipa Preparações Badinho 4x4.
    Em jeito de despedida desta época, o Campeonato Nacional de Trial não se pode esquecer de pessoas voluntárias que testemunharam a forma muitas vezes aguerrida com que cada equipa ultrapassou cada obstáculo, cada picada e cada vala. Homens que à chuva ou ao sol, não abandonaram os seus postos. Muito obrigado, comissários.
    Um agradecimento também aos patrocinadores do Campeonato, parceiros indispensáveis para o êxito alcançado ao longo desta honrosa temporada competitiva. 
Uma palavra de apreço a todas as organizações, particularmente aos clubes que estiveram envolvidos nas organizações das seis provas do Campeonato deste ano.
Por fim, mas não menos importante, um agradecimento especial ao patrocinador MCoutinho Land Rover que tornou possível que a Gala de entrega de prémios 2014 se realiza-se num espaço tão requintado como é a Alfândega do Porto.
    Estamos convictos de que o Campeonato Nacional de Trial 4x4 continuará a ser uma grande competição, servida por excelentes praticantes e distintas organizações e vamos continuar a trabalhar para o afirmar como uma das competições com mais emoção e perícia do desporto automóvel em Portugal.
    
Prémios
Melhor equipa Absoluto | TáBô Team 4x4
Melhor equipa XL | Euro4x4parts/ladricolor
Melhor equipa Super Proto | Stand Candeias
Melhor equipa classe 1 | Canelas Pneus
Melhor equipa Troféu Suzuki | J2 Gym Offroad Team

Melhor navegador Absoluto | Mickael Diniz
Melhor navegador XL | Nuno Graça
Melhor navegador Super Proto | Luis Carlos
Melhor navegador Classe 1 | Eric Nurmi
Melhor navegador Troféu Suzuki | Rui Magina

Melhor piloto Absoluto | Flávio Gomes
Melhor piloto XL | Rui Querido
Melhor piloto Super Proto | Paulo Candeias
Melhor piloto Classe 1 | António Silva
Melhor piloto Troféu Suzuki | Joel Sousa

Prémio Carreira | Domingos Parente
Prémio Prestígio | Rui Querido
Prémio Dedicação | Pedro Costa
Prémio Fair Play | Preparações Badinho 4x4

Fotos da Gala de Entrega de Prémios 2014 clique aqui

 

Gabinete de imprensa:
press@cntrial4x4.com / 919 435 809

 

Rebordosa Cidade de Vencedores - Paredes

    Foi na acolhedora cidade de Rebordosa que foram conhecidos os campeões da época 2014 do Campeonato Nacional de Trial 4x4. E para acabar o ano desportivo em grande estilo, o Clube TT Paredes Rota dos Móveis apresentou uma pista muito dura para que os campeões fizessem por merecer o título. De reduzida extensão, o circuito junto ao Complexo Desportivo de Rebordosa levantou sérias dificuldades às equipas.

Flávio Gomes, campeão CNTrial 4x4 Absoluto
    Com o impressionante registo de 5 vitórias em 6 possíveis, Flávio Gomes (TáBô Team 4x4) é o novo campeão nacional de trial 4x4. Em Rebordosa, e ao contrário do que tinha acontecido em todas as provas anteriores, o Jeep Wrangler teve alguns problemas mecânicos. Ainda assim, o piloto brigantino dominou do principio ao fim e ganhou com uma volta de vantagem sobre o segundo classificado. No total, completou 11 voltas à pista em duas horas, 43 minutos e 56 segundos.
    Na segunda posição terminou Diogo Barros, a quem a pista de Rebordosa agradou bastante. O piloto partiu em terceiro mas rápido subiu à segunda posição de onde não voltou a sair. A dupla da TUFF 4x4 ainda tentou um assalto ao ouro, mas um problema com o bloqueio traseiro dificultou a tarefa. 
    Depois do terceiro lugar de Alenquer, Pedro Alves voltou a conquistar o bronze na última etapa. O conhecido humorista não quis deixar de “dar os parabéns a toda a organização pela pista muito bem desenhada”. Uma pista curta mas que não deu descanso nem a Pedro Alves nem ao Land Rover Defender. Durante as três horas rebentou dois cabo de guincho, perdendo assim a segunda posição.

Rui Querido confirma vitória na Classe XL
    A prestação de Rui Querido (Euro4x4parts/ladricolor) nas três primeiras provas deste Campeonato foi de excelência e perfilou-se, desde cedo, como favorito à vitória nesta classe. Mas nas etapas de Alenquer e Mação o Toyota não quis colaborar e a vitória do piloto de Torres vedras só foi mesmo confirmada com o ouro de Rebordosa. 
    Luis Jorge (Hortícolas Team) passou a resistência a pôr em causa a liderança de Rui Querido. Sempre que o Proto XS5 deixou o piloto andou na frente e deu espetáculo ultrapassando muitos obstáculos a motor. Quando teve problemas com o turbo decidiu parar completando apenas duas das três horas de resistência.
    O grande adversário de Bruno Fernandes (JMF) foi mesmo o bstáculo do desencontro de eixos. Na primeira volta ficou preso nesse trial e perdeu muito tempo, na segunda passagem, no mesmo sítio, partiu uma junta à frente. No decorrer da prova ainda descolou dois pneus e terminou com cinco voltas, metade do vencedor da classe.

Alexandre Lemos vence última prova nos Super Proto
    A classe Super Proto até já tinha campeão encontrado, mas nem por isso faltou emoção e espetáculo. Com Paulo Candeias (Standcandeias) ausente, Alexandre Lemos (Team Serrão) veio de Macedo de Cavaleiros apresentar o seu reformulado Wrangler ao Campeonato. Acompanhado por Bruno Cameirão, conquistou o ouro de Rebordosa. A dupla transmontana completou nove voltas à pista em duas horas, 33 minutos e 46 segundos.
    João Pinto (Team CarJaime/Troqouro) trocou pela segunda vez esta época o lugar de navegador e sentou-se ao volante. O piloto sofreu com o aquecimento do RockCrawler Nissan durante as três horas de resistência e a cada volta era obrigado a parar para pôr agua no carro. Ainda assim conseguiu controlar e terminar em segundo.     
    A completar o pódio está Jorge Silva (Paljet). Em mais uma prova com muitos azares, entre os quais três furos e um problema na direção, o piloto só conseguiu completar cinco voltas à pista.
    
Classe 1: apesar do segundo lugar, António Silva é campeão
    A Classe 1 já habitou a muita disputa e adrenalina. Em Rebordosa, Rui Policarpo (Hortícolas Policarpo/Barreirinha Power) regressou para baralhar as contas. Nem um excelente resultado lhe dava acesso ao pódio da geral, mas entrou em pista a impor um ritmo muito forte. Dominou durante as duas horas, sem dar qualquer margem à concorrência. Venceu com duas voltas de vantagem para o segundo classificado.
    António Silva (Canelas Pneus) e Luis Soares Duarte tinham tudo em aberto, sendo que qualquer um podia ser campeão. E esta disputa foi bem visível durante a prova com os pilotos a trocar constantemente de posição. No final levou a melhor António Silva, piloto de Vale de Cambra, que com este segundo lugar se sagra campeão nacional da classe 1.
    Destaque também para a participação (pela terceira vez esta época) dos veículos da Classe 2. Bruno Teles (LandRover Teles) foi o grande vencedor do dia, seguido de Nelson Sousa (Jiipark) e José Almeida (Nickas SportCar).
    No Troféu Suzuki competiram Joel Sousa (J2 Gym Offroad Team) e Mário Campos (Experinédita/Offroad race Team). Duas voltas foram suficientes para o já anunciado campeão, Joel Sousa, vencer a prova de Rebordosa. 

    Apesar de todos atestarem a dureza desta última prova, participantes e espectadores confirmaram o verdadeiro dia de trial que aconteceu em Rebordosa. E durante estes dois dias em que o Campeonato Nacional de Trial 4x4 animou a freguesia, mas também todo o concelho, Rebordosa não teve só os melhores móveis do país, mas também o melhor trial 4x4. 
    Esta prova foi uma organização do Clube TT Paredes Rota dos Móveis com a parceria do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste e sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Turístico Trial e Navegação 4x4.

Classificação da Prova
CNTrial 4x4 Absoluto:
1.º TáBô Team 4x4 (Flávio Gomes e Rui Carvalho) – 11 voltas;
2.º TUFF4x4 (Diogo Barros e Paulo Barros) –  10 voltas; 
3.º Monstter.pt (Pedro Alves e Mário Silva) – 8 voltas;

CNTrial 4x4 XL:
1.º Euro4x4parts/Ladricolor (Rui Querido e Nuno Graça) – 10 voltas;
2.º Hortícolas Team (Luís Jorge e Miguel Costa) – 6 voltas;
3.º JMF (Bruno Fernandes e José Santos) – 5 voltas;

CNTrial 4x4 Super Proto:
1.º Team Serrão (Alexandre Lemos e Bruno Cameirão) – 9 voltas;
2.º Team CarJaime/Troqouro (João Pinto e Filipe Alves) – 6 voltas;
3.º Paljet (Jorge Silva e Tiago Soares) – 5 voltas;

CNTrial 4x4 Classe 1:
1.º Hortícolas Policarpo/Barreirinha Power (Rui Policardo e Ricardo Barreira) – 9 voltas;
2.º Canelas Pneus (António Silva e Luís Bacelo) – 7 voltas;
3.º Luís Soares Duarte (Luís Soares Duarte e Eric Nurmi) – 7 voltas;

CNTrial 4x4 Classe 2:
1.º LandRover Teles (Bruno Teles e António Fonseca) – 7 voltas; 
2.º JIIPARK (Nélson Sousa e Miguel Tadeu) – 4 voltas;  
3.º Nickas SportCar (José Almeida e José Pires) – 1 volta;

Troféu Suzuki:
1.º J2 Gym Offroad team (Joel Sousa e Rui Magina) – 2 voltas; 
2.º Experinédita/Offroad race team (Mário Campos e Luis Esteves);

   

 

Jornada de Sucesso em Mação

    Cumprida a pausa de verão, o Campeonato Nacional de Trial 4x4 regressou aos trilhos, com umaestreia no calendário competitivo. O MAC TT organizou na vila de Mação, no interior centro do país, umajornada que agradou muito aos participantes. Com cerca de dois mil metros de extensão e 10 pontos de trial, apista foi suavizada pela folga concedida pelo S.Pedro que só reservou chuva para os 20 minutos finais de prova.Ainda assim, a dureza do percurso foi bem visível nos carros, já que muitos não conseguiram cumprir toda aresistência.
    Flávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança Flávio Gomes recupera a liderançaFlávio Gomes recupera a liderança
Quatro vitórias em cinco jornadas dão ao brigantino Flávio Gomes (TáBô Team 4x4) a liderança daClasse Absoluto. Partiu em segundo, mas conseguiu vantagem logo na primeira volta e nem dois pneus furadoso fizeram ceder espaço. Terminou as três horas de resistência com umas impressionantes 29 voltas ao circuito.
    António Calçada (Nordhigiene) andou sempre colado a Flávio Gomes. Os dois pilotos brigantinoschegaram a esta prova de Mação com os mesmo pontos e por isso a vitória nesta jornada dava vantagem nascontas do nacional. Apesar disso António Calçada entrou para a resistência a gerir o carro e conseguiu terminarsem nenhuma avaria. Faltou sorte para chegar ao ouro.

    A completar o pódio desta classe aparece Nélson Leitão (IMOC Team). O piloto tinha-se estreado emAlenquer com um sexto lugar. Em Mação terminou em terceiro, mas a 14 voltas do líder. Uma avaria naventoinha da Nissan Navarra obrigou a uma paragem de 40 minutos num momento em que estavam colados aosegundo classificado.
    Foi a vez de Marco Polónio Foi a vez de Marco PolónioFoi a vez de Marco Polónio Foi a vez de Marco Polónio Foi a vez de Marco Polónio Foi a vez de Marco PolónioFoi a vez de Marco Polónio
    Com os favoritos da Classe XL a terem um dia muito complicado a nível mecânico, Marco Polónio(Malpevent Team 4x4) chegou ao primeiro lugar do pódio. O dia até começou com um capotanço no prólogo,mas a regularidade garantiu-lhe o ouro de Mação. Fez 80% da prova sem direção hidráulica e a 10 minutos dofim ainda partiu uma manga de eixo. Terminou com as mesmas voltas do segundo classificado, mas gastoumenos sete minutos e 44 segundos.
Bruno Fernandes (JMF) repetiu em Mação o segundo lugar conquistado em Alenquer. Com metade daresistência decorrida, e numa altura em que liderava, teve dois furos. Depois disso ainda partiu uma junta àfrente e a partir daí ficou muito condicionado.
    Surpresas também no último lugar do pódio. Miguel Marques (TVA Transportes) estreou-se em grande noCampeonato Nacional de Trial 4x4. Partiu uma transmissão e demorou cerca de 20 minutos e ainda assimcompletou 20 voltas à pista e terminou à frente do bicampeão nacional, Luís Jorge (Hortícolas Team).
    O turbo do líder desta classe XL voltou a dar problemas, mas ainda assim Rui Querido (Euro4x4parts/ladricolor) segue para a última etapa com 14 pontos de vantagem sobre Marco Polónio, segundo classificado.

    Mação consagrou Paulo Candeias (Stand Candeias) como campeão nacional da Classe Super Proto. O piloto nem precisava de vencer, mas não entrou em pista para facilitar. Liderou sempre a sua categoria, nunca levantou o pé do acelerador e deu muito espetáculo para alegria do público. Completou 27 voltas em duas horas, 54 minutos e 53 segundos.
    Vítor Matos (Base Branca) já tinha estado nas provas de Torres Vedras e Alenquer, mas foi em Mação que subiu ao pódio. O seu protótipo, a diesel, não foi suficiente para vencer Paulo Candeias, mas sem nenhuma avaria durante a resistência, completou 24 voltas.
    Como já vem sendo hábito, a Classe 1 foi muitíssimo disputada. António Silva (Canelas Pneus) furou um pneu logo na primeira volta e perdeu bastante terreno que foi depois recuperando durante as duas horas de resistência. Terminou com 17 voltas, mais uma do que o segundo classificado.
    Filipe Pinheiro (Connected) entrou em pista a gerir o carro e à espera do erro do adversário. Ao fim de uma hora de prova o UMM Alter ficou sem bloqueio atrás e ainda teve problemas com o turbo.
    Luis Soares Duarte partiu na frente e durante uma hora e meia andou confortável na frente da corrida. A meia hora do fim, ao embater numa pedra, partiu o eixo de transmissão traseiro, já não conseguiu andar mais e caiu para terceiro.
    Com todas as decisões reservadas para a derradeira jornada, António Silva é líder da classificação geralda Classe 1.
    Destaque para a estreia de Rui Rocha (Team Rj 4x4) na Classe 2. Sem nenhuma avaria pôde desfrutar do carro e aproveitar a pista. Completou 16 voltas em uma hora 38 minutos e 17 segundos.
    Sucesso foi a palavra mais ouvida no final desta jornada, com organização, participantes e público muito satisfeitos com esta estreia tão positiva de Mação. Uma organização a cargo do Clube MAC TT com a parceria do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste e, sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno TurísticoTrial e Navegação 4x4.
    Com os campeões da Classe Super Proto e do Troféu Suzuki encontrados, há muito para decidir em Rebordosa. É nesta cidade do concelho de Paredes que a 19 de outubro se vai disputar a sexta e última etapado Campeonato Nacional de Trial 2014.
 

Classificação da Prova


CNTrial 4x4 Absoluto:
1.º TáBô Team 4x4 (Flávio Gomes e Rui Carvalho) – 29 voltas;
2.º NordHigiene (António Calçada e Pedro Rodrigues) – 28 voltas;
3.º IMOC Team (Nélson Leitão e Jorge Ribeiro) – 15 voltas;


CNTrial 4x4 XL:
1.º Malpevent Team 4x4 (Marco Polónio e Tiago Santos) – 22 voltas;
2.º JMF (Bruno Fernandes e António Azevedo) – 22 voltas
3.º TVA Transportes (Miguel Marques e Vítor Jordão) – 20 voltas

CNTrial 4x4 Super Proto:
1.º Stand Candeias (Paulo Candeias e Luís Carlos) – 27 voltas;
2.º Base Branca (Vítor Matos e Rodrigo Matos) – 24 voltas


CNTrial 4x4 Classe 1:
1.º Canelas Pneus (António Silva e Luís Bacelo) – 17 voltas
2.º Connected (Filipe Pinheiro e Vítor Martins) – 16 voltas
3.º Luís Soares Duarte (Luís Soares Duarte e Eric Nurmi) – 13 voltas


CNTrial 4x4 Classe 2:
1.º Team Rj 4x4 (Rui Rocha e João Rocha) – 16 voltas

 

Jornada quente em Alenquer

    Em temperatura e competitividade, a quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 foi mesmo muito quente. A localidade do Bairro, no concelho de Alenquer não recebia uma etapa do nacional desde 2012 e em 2014 regressou à competição em todo o seu esplendor. Já se sabe que o sopé da Serra do Montejunto oferece obstáculos naturais, mas enganou-se quem adivinhava um dia descansado para as equipas. Tal como nas provas anteriores o calor e o pó foram os ingredientes principais, mas juntaram-se ainda muitas avarias mecânicas e alguns “capotanços”. As equipas, como já é hábito, trouxeram para a pista muita raça e vontade de vencer, completando uma receita de sucesso para um grande dia de trial. 

Flávio Gomes regressa às vitórias
    Já tinha ganho as provas de Santa Maria da Feira e Torres Vedras e em Alenquer voltou a repetir a proeza. O Jeep Wrangler de Flávio Gomes (TáBô Team 4x4) andou sempre na frente e foi o carro, de todas as categorias, que mais voltas deu à pista – 22 no total. 
    Depois do ouro em Valongo, a prata de Alenquer assegura o título de “campeão de verão” a Domingos Diniz (Revi-clap). Nesta quarta jornada furou um pneu e queimou duas vezes o motor do guincho, depois bastou-lhe gerir o andamento até cruzar a meta. Terminou as três horas de resistência com 18 voltas, mais uma do que o segundo classificado.   
    Pedro Alves (Monstter.pt) subiu pela primeira vez ao pódio nesta edição do CNTrial 4x4. O Land Rover Defender ainda andou na segunda posição, mas um problema com o guincho nos últimos minutos de prova valeram-lhe a queda para a último lugar do pódio. 

Luís Jorge vence pela primeira vez em 2014
    Muitas surpresas na categoria XL. Em Alenquer, foi a vez do bicampeão nacional, Luís Jorge (Hortícolas Team), subir ao lugar mais alto do pódio. O Proto XS5 ainda teima em dar problemas, mas a determinação de Luís Jorge e Miguel Costa venceu a teimosia do novo carro. Logo na primeira volta um problema com o guincho obrigou a uma paragem de 20 minutos e a dupla pensou mesmo em desistir. Não só regressaram à pista, como aceleraram para a vitória. Recuperaram tanto terreno que terminaram a resistência com mais 6 voltas do que o segundo classificado.
    Na segunda posição aparece Bruno Fernandes (JMF), que se estreou em Valongo com um terceiro lugar. Em  Alenquer andou muito tempo na frente, mas com quase duas horas de prova partiu o cubo, foi obrigado a visitar as boxes e perdeu a liderança. Ainda havia de voltar a sofrer com problemas mecânicos: a 20 minutos do fim ficou sem direção e, para si, a prova terminou por aí.
    A completar o pódio Cláudio Carapeta (LM4 – Team Tanqueluz). O piloto arrancou muito bem, mas várias visitas às boxes fizeram-no perder mais de 30 minutos e condicionaram-lhe o andamento. 
    Apesar dos muitos azares nesta prova, Rui Querido continua a ser o líder da geral da categoria XL, com 19 pontos de vantagem para Cláudio Carapeta que é o segundo classificado. 


Três consecutivas para Candeias
    Já lá vão três vitórias consecutivas para Paulo Candeias (Stand Candeias). O piloto de Carrazeda de Ansiães soma e segue na categoria Super Proto e apesar de a pista de Alenquer não ser o seu estilo preferido, a vitória foi inequívoca. Partiu na frente e nem um “capotanço” logo na primeira volta o fez perder terreno.  Correu com algumas condicionantes no guincho, mas nada que trouxesse grandes problemas. A partir do meio da prova, pôde mesmo diminuir no andamento e gerir a liderança. Quando faltam apenas duas provas para terminar o campeonato, é líder, com larga vantagem, da categoria Super Proto.
    A prata de Alenquer ficou para João Pinto (Team CarJaime/Troqouro). Desta vez trocou o lugar de navegador pelo volante e não se saiu nada mal. Problemas com os pneus e com o guincho fizeram-no cair para a quinta posição, mas sem entrar em exageros soube esperar pela sua vez. Terminou a 3 voltas do líder. 
José Gaspar, que já tinha marcado presença em Torres Vedras, voltou à competição e repetiu o terceiro lugar no pódio. Esperou pelo deslize da concorrência e quando chegou à quarta posição aumentou o ritmo. O pé no acelerador e mais um dia “limpo” em avarias mecânicas deram-lhe o bronze. 

Classe 1: a mais disputada do dia
    A incerteza quanto ao triunfo na Classe 1 manteve-se até à bandeirada xadrez.  Com o final das duas horas de resistência a aproximar-se, três equipas estavam em posição de chegar à vitória, com vantagem para Luís Soares Duarte. O piloto de Vila Real acabou por vencer com as mesmas 12 voltas, mas menos 3 minutos e 27 segundos do que o segundo classificado. A luta foi ainda mais renhida para os outros dois lugares do pódio. Apenas 5 segundos deram a vantagem a Bruno Silva (Team BotaFumo) sobre António Silva (Canelas Pneus). 
    Com uma luta cada vez mais renhida a cada etapa e com quatro provas cumpridas, Bruno Silva é líder da classificação geral da Classe 1.

Joel Sousa já ganhou o Troféu Suzuki
    Alenquer coroou como vencedores do Troféu Suzuki Joel Sousa e Rui Magina. Tal como em Valongo a dupla voltou a não encontrar oponentes, mas ainda assim entraram em pista com vontade de ultrapassar os obstáculos e de dar espetáculo. Um problema com o semi-eixo fê-los parar com uma hora de prova decorrida e terminar mais cedo. 

    Foram 26 as equipas presentes e cerca de três mil os espectadores que se deslocaram até à Serra do Montejunto. Uma excelente forma de nos despedirmos do CNTrial 4x4 por uns meses. É que a competição tem agora a habitual pausa para os meses de verão e só regressa em setembro, com a vila de Mação a estrear-se na receção a uma prova do CNTrial 4x4.

 

 

Competitividade ao mais alto nível - Valongo

    Depois de em 2013 a cidade de Valongo ter recebido a jornada inaugural do Campeonato Nacional deTrial 4x4, nesta edição a competição regressou à cidade nortenha e o balanço foi o mesmo do ano anterior: umdia de competição ao mais alto nível. Mas se no ano passado as equipas contaram com muita chuva e muitalama, a 18 de maio de 2014 o dia foi de muito calor. A pista que recebeu as 33 equipas inscritas, junto aoEcocentro de Valongo, no Lugar do Galinheiro, incluía 10 triais distribuídos por 3000 metros de pista. Eraesperada uma pista bastante rápida, mas a verdade é que o circuito levantou sérias dificuldades às equipas,principalmente aos navegadores e às máquinas. Um dia marcado por muitos contratempos mecânicos que, acada minuto, aumentavam o nível de emoção e deixaram a confirmação dos vencedores para o cruzar da meta.
    Esta terceira prova foi mais uma organização a cargo do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste , soba égide da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico Trial e Navegação 4x4 com o forte apoio daCâmara Municipal de Valongo.

Domingos Diniz chega, finalmente, ao ouro
    Depois de tantos anos ao volante, Domingos Diniz (Revi-clap), um dos pilotos mais antigos emcompetição, chegou finalmente ao lugar mais alto do pódio. Num dia marcado por muitas idas às boxes,Domingos e Mickael Diniz aproveitaram os azares dos adversários e, a controlar o Suzuki Jimny, terminaram nafrente.
Com as mesmas 9 voltas, mas com mais 5 minutos e 22 segundos terminou António Calçada(NordHigiene). O piloto brigantino gastou 15 minutos preciosos a resolver alguns problemas de aquecimento eda direção do Suzuki Samurai, mas a prata de Valongo garante a liderança da classificação geral da classeabsoluto.
    A completar o pódio, a Toyota Hilux dos irmãos Diogo e Paulo Mendes (TUFF4x4/Dedilland). Até saíramem primeiro, mas o facto de partirem um amortecedor, e perderem 10 minutos, fê-los cair para terceiro.Recuperaram muito terreno e chegaram a liderar a prova até que os semi-eixos de trás cederam. Aindacompletaram mais duas voltas, mas a uma hora do final, optaram por parar.

Rui Querido faz o “tri” na XL

    A história repete-se, prova após prova. Rui Querido e Nuno Graça (Euro4x4parts/Ladricolor) fazem omelhor tempo no prólogo, durante a manhã, partem na frente da resistência e assim se mantêm até cruzar ameta. Durante as 3 horas vão somando voltas e acabam a prova a gerir o andamento. Em Valongocompletaram 12 voltas à pista. O experiente piloto de Torres Vedras soma três vitórias em outras tantas jornadase continua líder isolado da classe XL.

    Na segunda prova com o novo carro o bicampeão Luís Jorge (Hortícolas Team) voltou a ter uma jornadarecheada de peripécias. Com uma hora de prova, queimou o motor do guincho que obrigou a uma passagem pelas boxes. Novo regresso às boxes depois de partir um stick no obstáculo dos paus. Luís Jorge e MiguelCosta ainda haviam de partir um cubo, mas a reparação foi mesmo feita em pista. O balanço foram mais de 30minutos perdidos e menos 5 voltas do que o líder.
    Bruno Fernandes (JMF) estreou o Jeep Wrangler em Valongo e não esteve nada mal. Andou sempreentre a segunda e a terceira posição até que partiu a transmissão, a 50 minutos do final, e não pôde andar mais.Acabou em terceiro e promete regressar em Alenquer para fazer ainda melhor.


Paulo Candeias e Emanuel Costa taco a taco

    Foi emoção até à última volta, na Classe Super Proto. Emanuel Costa (EC4x4) partiu na frente, masficou preso num dos primeiros obstáculos e foi ultrapassado por Paulo Candeias (Stand Candeias). O piloto deCarrazeda de Ansiães foi ganhando espaço e chegou a ter duas voltas de vantagem. Emanuel Costa nãodesistiu da luta e começou a diminuir o tempo de cada volta, chegando a ameaçar a liderança de PauloCandeias quando este parou para abastecer. 4 furos, problemas com a barra estabilizadora e com o guinchotravaram as ambições de Emanuel Costa que, no final das três horas de resistência, fez menos uma volta doque Paulo Candeias. Na geral, Paulo Candeias continua líder da Classe Super Proto.
    A 9 voltas do primeiro lugar ficou Jorge Silva. A Paljet foi obrigada a parar 15 minutos devido a umproblema com o semi-eixo da frente, do lado direito. Ainda regressaram à competição, mas o Crawler acaboupor ceder a 20 minutos do final.


Muitas emoções na Promoção
    Não fizeram a primeira prova, fizeram segundo em Torres Vedras e primeiro em Valongo. Rui Policarpo eRicardo Barreira (Hortícolas Policarpo/Barreirinha Power) estão de pedra e cal no CNTrial 4x4. Entraram empista em primeiro mas cedo foram ultrapassados. Optaram então por gerir e esperar pelo deslize do adversáriopara atacar o primeiro lugar. O Land Rover esteve à altura e apesar de darem as mesmas 7 voltas que osegundo classificado, gastaram menos 14 minutos e 39 segundos. Filipe Bernardo (Low Gear) deve ter sido dospoucos que terminou a resistência sem nenhum problema mecânico, mas o facto de ter partido em último noprólogo não o deixou ir além da prata. O vencedor de Santa Maria da Feira, António Silva (Canelas Pneus),ficou-se pela terceira posição. Andou uma hora na frente, depois partiu as juntas homocinéticas e fez a últimahora sem tração à frente. Paragens só mesmo para mudar um pneu furado, mas as avarias condicionaram oandamento. Este terceiro lugar dá a António Silva a liderança da geral.
    As classes de promoção estão ainda mais animadas com o regresso da Classe 2, destinada a pneusaté 37 polegadas, à competição. Nelson Sousa e Miguel Tadeu (JIIPARK) entraram com vontade de vencer eassim fizeram. No prólogo descolaram os pneus novos e foram obrigados a utilizar os antigos. Não partiram emprimeiro mas, apesar de terem ficado sem intercomunicadores e guincho logo no início, cedo passaram para aliderança da corrida. Foi um mal-entendido que afastou José Paulo (TUFF 4x4) da luta pela liderança da classe2. O piloto pensou que Nelson Sousa tinha desistido e abrandou, ficando assim a uma volta do líder. Rui Dias(DINAPACA) completou as mesmas 8 voltas de José Paulo, mesmo depois de perder 10 minutos para reparar ocompressor dos bloqueios.
    Não houve luta no Troféu Suzuki. Joel Sousa e Rui Magina (J2 GYM Offroad Team) entraram em pistasozinhos conquistaram, naturalmente, o ouro nesta prova. São líderes isolados da competição.
    33 equipas inscritas e muito público presente para assistir a um dia em grande para a modalidade,recheado de espetáculo, competitividade e emoção. Sentimentos que estão de regresso já daqui a 3 semanas,com a prova de Alenquer (a última antes da pausa de verão) a acontecer a 8 de junho.

 

 

Competição ao rubro em Torres Vedras

    As expectativas eram enormes e foram largamente ultrapassadas: a estreia do Campeonato Nacional de Trial 4x4 em Torres Vedras foi um verdadeiro sucesso. Por um lado, o Clube Ecomotor esteve à altura do desafio e deu mais uma vez provas da sua experiência e mestria na capacidade organizativa de eventos de grande dimensão. O público deu também uma resposta muito positiva, com mais de sete mil espetadores a marcarem presença na pista, logo desde manhã bem cedo. E os grandes impulsionadores da realização de uma prova do CNT em Torres Vedras, as equipas da terra, apresentaram-se em grande número e muito bem preparadas.     

    Com estes ingredientes, o resultado só podia ser este: um dia extremamente positivo para o trial português.
    A autarquia de Torres Vedras também esteve do lado desta organização. Houve mesmo uma ação de caráter ambiental, com a plantação de pinheiros mansos no Ecoparque da Serra da Archeira. Esta iniciativa é já uma espécie de tradição do Clube Ecomotor.

    Flávio Gomes volta a conquistar categoria Absoluto Depois de uma jornada desafiadora para equipas e máquinas, em Santa Maria da Feira, a região do Oeste também não trouxe facilidades às equipas inscritas nesta segunda jornada. Mas parece que Flávio Gomes aprecia as pistas duras. Em Torres Vedras voltou a não partir em primeiro, mas chegou à liderança a meio da resistência e não voltou a ceder terreno. Durante as três horas de resistência, a TáBô Team 4x4 teve dois furos, mas conseguiu levar o Jeep à box, sem perder muito tempo. Com duas vitória consecutivas, Flávio Gomes é o líder da classificação geral do CNTrial4x4 Absoluto. Pedro Costa ficou a uma volta do ouro. O piloto de Santa Maria da Feira até seguia em primeiro, mas um furo a meio da prova fê-lo perder 15 minutos e a liderança. A Preparações Badinho 4x4 chegou a cair para terceiro, mas ganhou terreno e terminou a resistência no segundo lugar. Desta vez António Calçada não teve nenhuma avaria mecânica, mas não teve ritmo suficiente para a experiência de Pedro Costa. Ainda assim, depois da prata na primeira prova, a NordHigiene continua no pódio.

    Rui Querido bisa na XL Rui Querido começou e terminou em primeiro, mas durante as três horas de resistência sentiu a pressão forte do bicampeão nacional, Luís Jorge. Mesmo pressionado, não exagerou no andamento, optou por gerir o carro e evitou qualquer paragem. O experiente piloto de Torres Vedras soma duas vitórias em duas jornadas e é o líder isolado da classe XL. Francisco Gomes, membro da equipa técnica do bicampeão nacional, trocou as ferramentas pelo volante para correr em casa e conseguiu um surpreendente segundo lugar. Sem avarias, sofreu apenas com o aquecimento do Nissan Patrol, mas nada que o impedisse de terminar a apenas duas voltas do líder. Luís Jorge estreou-se nesta época de 2014 com um novo carro. O Proto XS5 ficou terminado 2 dias antes da prova e nem chegou a ser testado. A prova foi por isso recheada de peripécias. Partiram em último, mas com 30 minutos de prova, já estavam na frente da corrida. Foi nessa altura que começaram os problemas.
    A Hortícolas Team partiu uma cruzeta de direção que obrigou a uma paragem de uma hora e tiveram ainda problemas com os botões do guincho, acabando a prova apenas com 10 metros de plasma. O pódio da categoria XL é assim composto por 3 equipas de Torres Vedras, com carros preparados pela XS5.

    Paulo Candeias imparável Paulo Candeias partiu em segundo e desde cedo pressionou o líder. O piloto de Carrazeda de Ansiães aproveitou bem os problemas mecânicos do Crawler de Emanuel Costa e começou a somar voltas de avanço. Só parou para abastecer e com duas horas de prova já levava quatro voltas de avanço para o segundo classificado. Mesmo com larga vantagem, nunca abrandou nem cedeu espaço para a concorrência, e terminou a prova com umas impressionantes 26 voltas à pista. Com esta vitória em Torres Vedras, Paulo Candeias é agora líder da categoria Super Proto. Finalmente, Luís Correia terminou uma prova e ainda por cima sem nenhuma avaria. A AutoFreak Centro Optico Correia ficou a 6 voltas de Candeias e terminou na segunda posição. José Gaspar, da Team Sem Rastos, estreou-se no ano passado em Lousada e escolheu Torres Vedras para regressar à competição. Encontrou uma pista a seu gosto, com obstáculos técnicos, e que favoreceu o
seu Toyota CW. Ainda teve um pequeno problema com o compressor, mas que se resolveu, inclusive, em andamento.

    Bruno Silva ganha a Classe 1 e Joel Sousa repete vitória no Troféu Suzuki Na Classe 1 a luta foi muito renhida. Bruno Silva, tal como em Santa Maria da Feira, voltou a sofrer com os problemas mecânicos. Mesmo antes de arrancar teve um furo no radiador. Durante a prova teve ainda problemas com os travões e com a embraiagem o que obrigaram a diminuir o andamento. Ainda assim a Team BotaFumo pressionou sempre o Defender de Rui Policarpo, que partiu na frente, e a meio da prova conseguiu passar para primeiro. Bruno Silva é neste momento o líder do CNTrial4x4 – Classe 1. Rui Policarpo não podia pedir uma estreia melhor no CNTrial4x4. Apesar de partir o veio da transmissão e perder 10 minutos e três voltas...ainda recuperou o suficiente para terminar na segunda posição. Filipe Pinheiro e o seu UMM Alter aguentaram até à última volta, altura que seguiam na vice-liderança, mas um furo custou-lhes cinco minutos e a queda para o último lugar do pódio.
    O Troféu Suzuki foi uma luta entre Joel Sousa e Carlos Casimiro, Levou a melhor Joel Sousa, vencedor também da primeira jornada deste CNT. Joel Sousa fez a prova toda sem travões e ainda assim andou sempre na frente do concorrente. Por seu lado, Carlos Casimiro só teve problemas com a embraiagem na última volta e não voltou a arrancar. Mesmo assim teve uma “estreia muito positiva” no trial e promete regressar na prova de Alenquer.
No total, foram 35 as equipas que se deslocaram até Torres Vedras para a segunda prova do
    Campeonato Nacional de Trial 4x4. A próxima prova acontece em Valongo, a 18 de maio.

 

 

Emoção e espetáculo em Santa Maria da Feira

    Chegou o tão esperado dia: o arranque do Campeonato Nacional de Trial 4x4. O terreno ao lado do Campo de Futebol da Freguesia de Sanfins, em Santa Maria da Feira acolheu assim a primeira prova de 2014.


    Uma etapa de verdadeiro trial, com uma pista natural, mas muito desafiadora para equipas e máquinas. Dentro do estilo que já caracteriza as organizações em Santa Maria da Feira, as equipas e os amantes da modalidade já sabem que devem esperar pistas com verdadeiros obstáculos de trial e um dia de muito trabalho para piloto, navegador, máquina e mecânico. Esta organização do “Clube TT Trilhos do Nordeste” com a colaboração do “Soluções TT” e Câmara Municipal de Santa Maria da Feira sob a égide da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico, Trial e Navegação 4x4 não foi diferente...
    A prova, que contou com milhares de espetadores, foi neutralizada à passagem das duas horas de prova (ficando assim encurtada), devido a um acidente que envolveu uma equipa participante e do qual resultaram 3 sinistrados que foram assistidos pelos Bombeiros de Santa Maria da Feira e Cruz Vermelha de Sanguedo que se encontravam no local.

    Cidade de Bragança domina no CNTrial4x4 Absoluto Flávio Gomes e Pedro Nascimento estrearam-se no ano passado no CNTrial4x4 e depois de uma época de muitas avarias, começam 2014 da melhor forma. A dupla da cidade de Bragança até partiu na quinta posição (devido à classificação do prólogo), mas logo na primeira volta levaram o Jeep Wrangler para a frente da corrida e não deram mais espaço à concorrência. Durante a prova foram somando voltas e aumentando a distância para os restantes concorrentes. A TÁBÔ TEAM 4x4 deu 13 voltas à pista (mais 3 do que o segundo classificado), conquistando assim o primeiro lugar do pódio.
António Calçada, da equipa Nordhigiene, fez a prova toda sem travões o que condicionou a velocidade. Partiu em terceiro, mas à hora e meia de prova conseguiu ganhar espaço a Pedro Costa e passou para a segunda posição. Daí até ao final, mesmo com a falta de travões a limitar o andamento, foi uma questão de gerir e conquistar mais um lugar no pódio para a cidade de Bragança.
    Pedro Costa, terceiro classificado de 2013, fez algumas alterações à Nissan Navara e por isso
começou esta nova época com precaução. A correr em casa, optou fazer uma prova controlada, principalmente para conhecer o carro. A Preparações Badinho 4x4 sai desta primeira prova satisfeita pelas alterações feitas ao carro e pelo terceiro lugar conquistado.


    Rui Querido melhor no CNTrial4x4 XL Uma das maiores novidades de 2014 foi a criação da categoria XL, destinada a viaturas com pneus até 38 polegadas, mas que não têm de respeitar a carroçaria e para-choques a 90 graus e podem ter as rodas descobertas. O experiente Rui Querido (Euro4x4parts/Ladricolor) começou a ganhar durante a manhã, no prólogo, e à tarde também não deu hipótese à concorrência. Um problema na direção condicionou-lhe o andamento, mas foi suficiente para conquistar o primeiro lugar ao volante do Toyota. Cláudio Carapeta (LM4 – Team Tanqueluz) não teve qualquer paragem durante a prova, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Rui Querido. Levou a Nissan Proto ao segundo lugar do pódio, ao completar 9 voltas à pista (menos 3 do que o primeiro classificado). Para terceiro ficou Marco Polónio (Malpevent Team 4x4) que começou a prova de resistência com um problema com o plasma que era novo. Logo na primeira volta tentou subir uma picada e ao guinchar o cabo partiu. Depois o cabo prendeu dentro do tambor e teve de ser cortado. A troca demorou pouco mais de 30 minutos, fazendo com que, com uma hora de prova decorrida, levassem 4 voltas de desvantagem. Depois do problema técnico, começaram a conhecer o carro e a ganhar ritmo e recuperaram muito terreno, terminando na terceira posição.


    Emanuel Costa conquista público Emanuel Costa chegou a Santa Maria da Feira com vontade de vencer. O Crawler da EC 4x4 partiu em primeiro e nunca cedeu um milímetro para a concorrência. Emanuel Costa e Gerardo Sampaio lideraram e encantaram do início ao fim, fazendo obstáculos complicados sem o recurso ao guincho, ultrapassando os obstáculos com muita perícia e arrancando os aplausos do público. Foram a equipa que deu mais voltas à pista de entre todas as categorias, 17 no total. Paulo Candeias (Stand Candeias) andou sem bloqueio durante quase toda a prova, mas foi uma desorientação logo num dos primeiros obstáculos que o fez perder terreno e cair para a última posição. Ainda assim, a meio da prova, recupera tanto terreno que passa para segundo, lugar em que termina o dia. Domingos Parente, bicampeão da extinta Taça Rock Cralwer, teve várias avarias durante a resistência, mas ainda assim conseguiu, acompanhado por João Pinto, levar a Team CarJaime/Troqouro ao pódio. O furo e avaria na direção, custou-lhe 20 minutos, mas não foi isso que o afastou dos dois primeiros lugares... Emanuel Costa e Paulo Candeias levavam uma larga vantagem e têm também carros mais bem preparados.


    António Silva líder da Promoção e Joel Sousa melhor no Troféu Suzuki
António Silva (Canelas Pneus) partiu na liderança no classe de Promoção, mas rápido perdeu o lugar para Luís Soares Duarte. O piloto do Land Rover Defender sentiu as dificuldades da pista, mas conseguiu compreender e ultrapassar os obstáculos. Foi traído pelo circuito de alimentação do gasóleo, que ganhou ar, perdendo 2 minutos preciosos, caindo assim para a segunda posição. António Silva, sem problemas mecânicos durante toda a prova, aproveitou bem o atraso do concorrente, e agarrou com unhas e dentes o primeiro lugar, terminando com 55 segundos de vantagem. Bruno Silva (Team Bota Fumo) rompeu um tubo de direção do Nissan Patrol GR no prólogo e à tarde voltou a repetir o infortúnio. Isso e os problemas com a alavanca de velocidades fizeram-no perder 20 minutos e uma volta e, consequentemente, afastaram-no da luta pela liderança.


    O Troféu Suzuki foi disputado a dois. Joel Sousa (J2 GYM Offroad Team), sem nenhum problema mecânico ganhou vantagem a Mário Campos (EXPERINÉDITA/ Offroad Race Team) que, partiu um apoio da caixa e esteve parado durante metade da prova.
No total, foram 26 as equipas que se deslocaram até Terras da Feira para o início do Campeonato Nacional de Trial x4 2014. O público também não quis faltar ao espetáculo e foram muitos os que assistiram à prova. A festa do trial continua a 13 de abril, em Torres Vedras.

 

 

Fazer mais e Melhor na nova época

    Foi num dos mais notáveis monumentos portugueses que foram conhecidas as linhas condutoras da nova época do trial português. Organização do Campeonato Nacional de Trial 4x4, equipas e comunicação social reuniram-se no Castelo de Santa Maria da Feira, num fim de semana de festa no concelho. A tradição secular da festa das fogaceiras incluiu assim no seu programa a apresentação oficial da principal competição de Trial sob a égide da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno turístico, trial e navegação 4x4. Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deu as boas-vindas a todos, reforçando que “as fogaceiras são o evento de referência do nosso concelho (…) e a apresentação do campeonato em Santa Maria da Feira nesta data é muito emblemática, é mesmo a cereja no topo do bolo”.

            Em nome da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno turístico, trial e navegação 4x4, o seu presidente Jorge Lima, frisou o “incondicional apoio a todos os intervenientes neste campeonato nacional (…) o CNT é uma iniciativa de que a Federação muito se orgulha porque percebe que há condições para poder evoluir e, por conseguinte, estamos de alma e coração neste projeto”.            
Para que as provas do Campeonato Nacional de Trial 4x4 continuem a reunir cada vez mais equipas, foram feitas algumas alterações ao nível do regulamento. Em 2014 vai ser disputado o Campeonato Nacional Trial 4x4 Absoluto, para viaturas equipadas com pneus até 38 polegadas e que respeitem a carroçaria ou para-choques com um ângulo de 90 graus, com guarda-lamas ou embaladeiras a cobrir 30% das rodas. No campeonato Nacional Trial 4x4 XL os pneus também são até 38 polegadas, mas as viaturas não têm de respeitar a carroçaria e para-choques a 90 graus e podem ter as rodas descobertas; o Campeonato Nacional Trial 4x4 Super Proto substitui a antiga Taça Rock Crawler e é destinada a veículos especiais protótipos e com pneus até 40 polegadas; há também o Campeonato Nacional Trial 4x4 Promoção – Classe 1 para viaturas de Turismo de Serie. A medida máxima permitida dos pneumáticos será até 35 polegadas; por fim, Troféu Nacional Trial 4x4 Suzuki, reservado exclusivamente a viaturas da marca Suzuki, equipadas com eixos Suzuki e com pneus até 31 polegadas”. Estas novidades foram apresentadas por Antero Bessa, diretor da competição, que deu a conhecer a uma plateia completa as principais diretrizes da época que se aproxima. O regulamento técnico e o regulamento desportivo podem já ser consultados em www.cntrial4x4.com.           

            Novidades também na atribuição de pontos: As classificações sofreram também algumas alterações. Há uma diferença de pontos maior entre os 4 primeiros classificados e depois será uma diferença de 1 ponto para os restantes. Ao vencedor de cada classe no prólogo será atribuído 1 ponto extra”, referiu Antero Bessa. No final da época, vai também haver a atribuição de prémios monetários, num total de 6000€.            

Santa Maria da Feira, Torres Vedras, Valongo, Alenquer, Mação e Paredes        
A quarta edição do Campeonato Nacional de Trial conta com o regresso a 2 localidades bem conhecidas do trial português – Santa Maria da Feira e Alenquer – e a estreia de 2 clubes organizadores – Clube Ecomotor de Torres Vedras e Clube TT de Mação. Antero Bessa sublinhou que a organização fez “um esforço enorme para localizar provas mais a sul e conseguimos uma divisão bastante equilibrada, com 3 provas a norte e 3 etapas mais a sul. Conseguimos encontrar 2 clubes novos – MAC TT e Clube Ecomotor - que vão possibilitar que o Campeonato se desloque mais a sul”.        

            Em 2014 a imagem da competição e dos competidores continua a ser de extrema importância para a organização do CNTrial 4x4 e por isso continuam também os protocolos com a RTP2 com o programa “Trial Magazine 4x4”, com a Sporttv com o rescaldo das provas no programa “Grelha de partida”, o “Magazine Trial 4x4” na Localvisão TV (canal 199 da Meo, ZON e Vodafone, 16 da Cabovisão e 19 da Optimus Clix) e o programa “Mais Motor” na MVM (canal 158 da ZON e 17 da Cabovisão).

Calendário desportivo para 2014:
Santa Maria da Feira :16 Março
Torres Vedras: 13 Abril
Valongo: 18 Maio
Alenquer: 8 Junho
Mação: 21 Setembro
Paredes: 19 Outubro